Gaza - O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, visitou esta terça-feira o norte da Faixa de Gaza, na primeira visita ao enclave palestiniano desde que Israel lançou uma nova ofensiva há quase um mês, após romper o cessar-fogo com o Hamas, noticia o site Notícias ao Minuto.
"O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu visitou o norte da Faixa de Gaza hoje", disse o gabinete do primeiro-ministro, numa breve declaração, sem fornecer imediatamente mais informações.
Esta é a primeira vez que Netanyahu se desloca a Gaza desde que Israel atacou novamente o enclave em 18 de Março, após uma trégua de quase dois meses.
Nas últimas semanas, 1.600 pessoas morreram no território devido a ataques israelitas, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo movimento islamita palestiniano Hamas.
Uma das últimas visitas de Netanyahu ao território foi em Novembro do ano passado, quando se deslocou ao corredor Netzarim, uma zona militarizada que corta a Faixa de leste a oeste.
Desde o reinício da ofensiva em Gaza, o exército israelita tomou territórios ao longo das suas fronteiras, incluindo a do norte e a do sul, e agora controla quase 70% do território total, que está sob ordens de deslocamento ou em zonas de exclusão, de acordo com as últimas estimativas do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
Na área sul, ao longo da fronteira com o Egipto, as forças israelitas estabeleceram um novo corredor e quase evacuou a cidade de Rafah, controlando assim uma área que representa cerca de 20% de todo o território de Gaza. MOY/AM