Sana - Os rebeldes xiitas huthis reclamaram hoje o ataque de "pelo menos três" navios da companhia marítima suíça MSC, dois deles "israelitas", ao largo da costa do Iémen e alertaram que não hesitarão em intensificar as suas operações.
Os huthis "conduziram uma operação conjunta que envolveu forças navais, 'drones' e mísseis (tendo como alvo) o MSC israelita 'Diego' e o MSC, também israelita, 'Gina' no Golfo de Aden. Os ataques foram precisos", disse o porta-voz militar Yahya Sarea.
O responsável huthi acrescentou que "foram realizadas duas operações contra o navio MSC Vittoria no Oceano Índico e contra o mesmo navio no Mar da Arábia".
"Os impactos foram directos, graças a Deus", referiu.
Segundo portais marítimos, os MSC 'Diego', 'Vittoria' e 'Gina', todos os três com bandeira do Panamá, já se encontram nos portos de destino e não reportaram quaisquer danos aos seus navios.
Sarea, que não indicou quando é que estes navios foram atacados, alertou que este grupo de aliados do Irão e que controlam grande parte do Iémen "está a acompanhar de perto" os acontecimentos na Faixa de Gaza.
O porta-voz avançou que o grupo "não hesitará em intensificar operações militares em apoio à justa causa do povo palestiniano".
Este grupo tem atacado navios comerciais ligados ao Estado Judeu desde 19 de Novembro em apoio aos palestinianos em Gaza e para prejudicar economicamente Israel, acções que causaram graves perturbações no Mar Vermelho, por onde transita 15% do comércio marítimo mundial.CS