Washington - O ex-presidente norte-americano George W. Bush felicitou quarta-feira Donald Trump pela sua vitória nas presidenciais, depois de durante a campanha ter evitado apoiar o republicano e a sua filha ter apelado ao voto na democrata Kamala Harris.
Bush felicitou Trump e o futuro vice-presidente, J.D. Vance, numa declaração em que desejou sucesso à nova administração sem entrar em avaliações políticas mais profundas, segundo a Lusa.
O republicano agradeceu ainda o trabalho do actual Presidente Joe Biden e da vice-presidente Harris durante os últimos quatro anos.
"A elevada participação nestas eleições é um sinal da saúde da nossa república e da força das nossas instituições", destacou ainda Bush, que governou os Estados Unidos entre 2001 e 2009.
Em Setembro, Bush disse que não apoiaria nenhum dos candidatos, mas alguns membros importantes da sua administração, incluindo o seu antigo vice-presidente Dick Cheney, apoiaram a vice-presidente e candidata democrata Kamala Harris.
Também a sua filha, Barbara Bush, pediu explicitamente para que se votasse na democrata Kamala Harris.
O republicano Donald Trump foi eleito o 47º Presidente dos Estados Unidos tendo já conquistado mais do que os 270 votos do colégio eleitoral necessários, quando ainda decorre o apuramento dos resultados.
Trump segue também à frente da adversária democrata Kamala Harris no voto popular, com 51,1% contra 47,4% dos votos contados.
O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes segue igualmente na frente no apuramento com 201 mandatos, a apenas 17 da maioria. GAR