Wilmington - O Presidente norte-americano, Joe Biden, recebe no fim-de-semana os líderes do Quad, aliança formada pela Austrália, Índia, Japão e Estados Unidos, para uma cimeira que decorrerá na sua cidade de residência, Wilmington, no Delaware, noticiou o site Notícias ao Minuto.
Biden foi o primeiro Presidente norte-americano a organizar uma cimeira dos chamados líderes Quad em 2021, com cimeiras anuais desde então, uma vez que os EUA procuravam atirar o seu foco na política externa para a região Indo-Pacífico, para combater a China.
Esta será a primeira vez que Biden recebe líderes estrangeiros em Delaware durante a sua presidência, uma vez que passou a estar mais tempo no seu Estado natal, desde que renunciou à candidatura a novo mandato na Casa Branca em Julho.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, referiu que a decisão de Biden de receber o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em Wilmington, é "um reflexo das suas profundas relações pessoais com cada um dos líderes do Quad, e a importância do Quad para estes países".
"A administração Biden-Harris fez da elevação e institucionalização do Quad uma prioridade máxima, desde a primeira Cimeira de Líderes do Quad na Casa Branca em 2021, até às cimeiras anuais desde então", destacou ainda.
"Esta cimeira irá concentrar-se em reforçar a convergência estratégica entre os nossos países, avançando a nossa visão partilhada de uma região indo-pacífico aberta e proporcionando benefícios concretos para os parceiros no Indo-Pacífico em áreas-chave", acrescentou Jean-Pierre.
Nos últimos anos, os ministros dos Negócios Estrangeiros do Quad reuniram-se oito vezes e os governos do Quad continuam a reunir-se e a coordenar-se a todos os níveis. A próxima cimeira do Quad será organizada pela Índia.
Iniciado em 2007, este diálogo quadrilateral de segurança, conhecido como Quad, é um fórum estratégico informal mantido através de cimeiras semi-regulares, trocas de informações e exercícios militares entre os países membros.CQ/CS