Moçâmedes – A obra literária "Angola, a geração da transição", de autoria do governador provincial do Namibe, Archer Mangueira, foi apresentada, esta terça-feira, em Moçâmedes.
De 342 páginas, no livro o autor reflecte o percurso histórico desde os princípios da luta de libertação pela independência de Angola do jugo fascista português.
Publicada em Junho deste ano em Lisboa (Portugal), pela Âncora Editora, na obra Archer Mangueira enfatiza a sua vivência com proeminentes figuras deste processo libertador que o motivaram a enveredar pelo mesmo caminho de luta e glória.
Ao intervir no acto, o padre Abel Calanja congratulou-se com o lançamento do livro, sublinhando que vai contribuir para o enriquecimento bibliográfico da história do país.
“Esta obra, que a todos deve orgulhar, convida-nos para uma leitura sobre a história da nossa querida pátria”, salientou.
Por seu turno, Archer Mangueira disse que o lançamento do livro visa contribuir para a memória colectiva de um tempo rico da história recente de Angola.
“Quis faze-lo, narrando os exemplos de resistência e luta de familiares directos e as várias etapas que percorri, pois a cadeia de São Nicolau, no Bentiaba, nesta província, é um dos lugares que nos recorda sempre a memória heróica de nacionalistas que aí foram submetidos ao degredo e à tortura. Entre eles estiveram alguns dos meus familiares directos”, realçou.
Por outro lado, informou que as receitas provenientes da venda do livro, neste dia de apresentação, serão doadas ao lar “O Amanhecer da Esperança”, em Moçamodes.
O livro está a ser comercializado hoje a 20 mil kwanzas, sendo que posteriormente estará ao preço de Kz 16 mil.
Testemunharam o acto deputados à Assembleia Nacional, membros do Governo local, representantes dos órgãos de defesa e segurança, entidades eclesiásticas, autoridades tradicionais, académicos, empresários, entre outros convidados.FA/MCN