Nhârea - Cem professores de vários níveis do município da Nhârea, a 175 quilómetros a Norte da cidade do Cuito, província do Bié, participam, desde hoje, em cursos metodológicos de ensino da Língua Portuguesa, Matemática, Expressões, Pré-escolar e Necessidades Educativas Especiais.
Numa iniciativa do Instituto da Cooperação e da Língua " CAMÕES" da República Portuguesa, em parceria com o Ministério da Educação de Angola, a formação visa contribuir na melhoria da qualidade do sistema de ensino em Angola.
Pretende-se ainda valorizar os recursos humanos, de acordo com o Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ).
As aulas vão decorrer duas vezes por mês, até 2027.
Ainda nesta segunda-feira, outros 90 professores do ensino primário desta mesma municipalidade começaram um curso de refrescamento sobre lingua portuguesa, numa promoção da ONG Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).
Inserido no projecto de Fortalecimento de Sistemas Municipais da Educação, a acção formativa, com duração de seis meses, tem por objectivo principal capacitar os professores para melhorar a qualidade de ensino, com base em novas metodologias fáceis de aprendizagens para as crianças.
Na ocasião, o administrador municipal da Nhârea, Neves Bambi Jamba Chissonde, destacou a importância das duas formações, o que vai permitir elevar o nível de aprendizagem quer dos professores quer dos alunos.
O sector da Educação, no presente ano lectivo, conta com acima de 50 mil alunos da iniciação até a 13ª classe, assegurados por mais de mil professores, que labutam em 168 escolas.
Destes alunos, acima de dez mil crianças estão a beneficiar de merenda escolar em 25 escolas situadas em zonas recônditas, sobretudo das comunas de Dando, Gamba, Lúbia e Caieie, numa iniciativa do Governo em parceria com o “Grupo Carrinho”. JEC/PLB