Sumbe - Trinta e cinco gestores de diversas escolas do município do Sumbe, província do Cuanza Sul, participam desde hoje, terça-feira, numa acção formativa sobre gestão educativa e liderança, com vista a ajustar as competências às exigências do contexto actual.
Durante cinco dias, os participantes vão abordar, entre outros, temas relacionados com a liderança e o trabalho colaborativo, gestão escolar, liderança educativa e organização do trabalho metodológico.
De igual modo, os agentes do sector da educação vão discutir sobre planificação do trabalho, gestão de mudança e liderança educativa, bem como modelos de gestão escolar.
Ao intervir na abertura do seminário, o director do Gabinete Provincial da Educação, José Alfredo Eduardo, afirmou que o Governo vai continuar a investir na capacitação dos gestores escolares e dos professores, de modo a garantir um ensino de qualidade, baseado no rigor, disciplina, exigência pedagógica e educativa.
“Vamos continuar a formar cidadãos competentes, que põem ao serviço da sociedade o seu saber, pois a qualidade de ensino é uma temática de interesse social e público”, salientou.
Na ocasião, o responsável apelou aos gestores de ensino no sentido de abandonarem as más práticas relacionadas como o excesso de burocracia, conservadorismo e o autoritarismo, cultivando a liderança participativa, em prol do desenvolvimento do sector da educação.
Participam na acção formativa directores de escolas, sub-directores pedagógicos, técnicos do Gabinete Provincial da Educação, entre outros responsáveis.SN/MCN