Benguela – Cinquenta jovens do município do Cubal, a 150 quilómetros da cidade de Benguela, foram, capacitados sobre literacia financeira, no quadro do projecto “Cidadão Digital”, soube esta quarta-feira a ANGOP.
Trata-se de uma iniciativa da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), com o apoio do Banco Nacional de Angola (BNA), lançada em Outubro de 2023, na província de Benguela, para promover a utilização segura das ferramentas digitais de pagamento.
Em causa estão o cartão de débito Multicaixa e pin, Caixa Automática para levantar dinheiro e realizar outras operações, o Terminal de Pagamento Automático (TPA), o Multicaixa Code, Multicaixa Expresso, pagamentos online e Kwik- Kwanza instantâneo, um novo instrumento de pagamentos em Angola.
Selecionados pelo centro do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), no Cubal, os jovens também foram consciencializados sobre higiene digital, para prevenir ataques informáticos no mundo virtual.
Para o responsável do Centro de Emprego no Cubal, Feliciano Kassandji, a formação é uma mais-valia para dotar os jovens de habilidades para o manuseio dos recursos digitais de pagamento.
Feliciano Kassandji olha para a iniciativa da EMIS como uma importante ferramenta para a integração digital dos jovens no município do Cubal.
Até porque, apontou, a aplicação destas ferramentas vai impulsionar a literacia financeira, com foco no bem-estar socioeconómico de todos.
O porta-voz da equipa de formadores do projecto "Cidadão Digital", Denilson dos Santos, referiu ser objectivo capacitar os jovens para o uso das ferramentas digitais de forma segura e responsável.
De acordo com ele, a acção formativa, realizada na última terça-feira, é a melhor forma de combater as burlas e outras fraudes financeiras, por despertar a sociedade.
Desde Outubro até à data presente, o projecto "Cidadão Digital", já alcançou mais de 42 mil pessoas na província de Benguela, onde a meta passa por abranger 60 mil cidadãos até Setembro próximo.
Além de Benguela, o projecto "Cidadão Digital" também está a ser implementado na província de Luanda, onde já foram alcançadas 420 mil pessoas. JH/CRB