Mbanza Kongo - O embaixador extraordinário e plenipotenciário de Israel, Shimon Solomon, manifestou, quinta-feira, em Mbanza Kongo, o interesse de o seu país investir nos sectores da agricultura, tecnologias de informação e turismo da província do Zaire.
Em declarações à imprensa, à saída de um encontro que manteve com a governadora provincial do Zaire em exercício, Ângela Diogo, o diplomata disse que o seu país pretende, também, cooperar com as autoridades locais nos domínios da saúde e formação de quadros.
Em visita de 24 horas ao Zaire, Shimon Solomon afirmou que a região dispõe de potencialidades imensuráveis em áreas de agricultura e turismo, fundamentalmente, que podem alavancar o desenvolvimento desta parcela do território nacional se forem bem exploradas.
Fez saber que o seu país tem uma vasta experiência no sector da agricultura e em tecnologias de informação que pretende partilhar com Angola e para a província do Zaire, em particular.
Na ocasião, a vice-governadora do Zaire para o sector Técnico e Infra- estruturas, Ângela Diogo, disse que a região está aberta ao investimento nacional e estrangeiro e destacou a parceria que o Israel tem com o Governo angolano, sobretudo no domínio da agricultura.
Falou, por exemplo, de um projecto agrícola com investimento deste país implementado há anos no município do Nzeto, onde se transformava a mandioca em farinha de bombó que era comercializada em diversos pontos de Angola.
Hoje, último dia da sua visita ao Zaire, Shimon Solomon, deslocou-se ao município fronteiriço do Luvo, que dista 60 km a norte da cidade de Mbanza Kongo, para se inteirar das potencialidades agrícolas e turísticas desta nova municipalidade.
A cooperação entre Angola e Israel data desde à proclamação de independência do país em 1975, altura em que as duas nações estabeleceram relações políticas, económicas e diplomáticas. DMN/JL