Calumbo - A ministra da Educação, Luísa Grilo, afirmou este domingo, no município do Calumbo, província do Icolo e Bengo, que os Jogos Escolares Zona Norte decorrem com alto nível organizativo e acolhimento dos participantes.
A governante teceu estas considerações durante uma visita que efectuou à Vila Olímpica, instalada no Centro Comercial "Cidade do Século".
Referiu que a organização ultrapassou às expectativas do Ministério, pois havia dúvidas se a recém província do Icolo e Bengo teria condições humanas e materiais, em pouco tempo, para acolher o evento escolar.
"O que se vê hoje, volvidos alguns dias desde o início dos Jogos Escolares (07 de Abril), é uma verdadeira Vila Olímpica e os níveis de instalações dos participantes são aceitáveis desde dormitórios, assistência médica e alimentação", frisou.
Luísa Grilo disse que o governo de Icolo e Bengo está de parabéns, pois tudo fez para o êxito desta edição dos Jogos Escolar Zona Norte.
A responsável fez saber que a aposta do Executivo recai para a juventude, daí a realização de actividades do género.
Por seu turno, o governador provincial do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, disse que estes jogos escolares criam intercâmbio e interação entre os jovens oriundos de várias regiões do Norte do país.
"Nós, no Icolo e Bengo, estamos gratos pela escolha da província para acolher os Jogos, que ajudam no desenvolvimento cognitivo e físico dos participantes", disse.
Os jogos Escolares Zona Norte, que terminam no próximo dia 16, iniciaram no dia 07 deste mês e contam com a participação de cerca de 700 pessoas entre professores e alunos do I e II ciclo do ensino secundário, oriundos das províncias do Bengo, Luanda, Zaire, Uíge, Cabinda e Icolo e Bengo.
Os alunos estão a disputar as disciplinas de futebol, andebol, voleibol, basquetebol, atletismo e ginástica. CLAU/AJQ