Cairo – Uma sede da Agência Espacial Africana (AFSA) foi inaugurada na cidade de Cairo, Egipto, com o objectivo de impulsionar a cooperação continental neste sector, informou hoje o jornal Al Ahram.
Segundo o jornal, a cerimónia de inauguração contou com a presença dos ministros das Relações Exteriores do país, Badr Abdelatty, do Ensino Superior e Pesquisa Científica, Ayman Ashour, além do chefe da Agência Espacial Nacional, Sherif Sedqy.
Durante o evento, o novo logótipo da AFSA também foi revelado, seleccionado após um concurso de design para jovens africanos de 18 a 29 anos.
A organização foi criada para liderar e coordenar os objectivos espaciais do continente africano.
Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores egípcio afirmou que a instituição tem como objectivo ajudar os países africanos a desenvolver tecnologias espaciais para apoiar o crescimento social e económico.
A agência trabalhará para enfrentar os principais desafios da região colectando e analisando dados em vários campos, incluindo segurança alimentar, produção e distribuição de safras, monitoramento de ecossistemas e águas subterrâneas, prevenção de doenças, medição de chuvas e monitoramento da degradação costeira, enfatizou.
No seu discurso de abertura, Abdelatty afirmou que a AFSA aumentará a cooperação entre os países africanos no uso pacífico do espaço sideral e contribuirá para a troca de experiências, desenvolvimento de habilidades e unificação de posições em fóruns internacionais.
Sedqy expressou um sentimento semelhante, enfatizando que a nova sede representa um marco para o continente na exploração espacial e na aplicação da ciência espacial para apoiar objectivos de desenvolvimento sustentável. JM