Malanje- O candidato da Lista A à presidência da Federação Angolana de Futebol (FAF), Norberto de Castro, anunciou em Malanje, a construção de um Centro de alto rendimento de futebol, no país, para massificação e rotatividade da modalidade, caso vença as eleições de 30 deste mês.
O Centro poderá ser construído em Calumbo, Bom Jesus ou Catete, e terá três campos relvados de futebol 11, um com relva sintética e outro pelado, bem como duas quadras para futsal, para além de alojamentos para as equipas principais e para jogadores masculinos e femininos em formação, entre outras áreas.
Falando no acto de apresentação do manifesto eleitoral da sua Lista, o candidato ao cadeirão da FAF prometeu igualmente a criação de três zonas desportivas, nomeadamente A, no Zaire, que englobará as províncias de Luanda, Bengo, Cabinda, Cuanza Norte e Uíge, B (Huila, Benguela, Namibe, Cunene, Cuanza Sul e Huambo) e C, que compreende Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico, Bié, Malanje e Cuando Cubango.
Por outro lado, o aspirante reiterou a implementação do prémio de 100 milhões de kwanzas para o campeão do girabola, 30 milhões para o vencedor do campeonato nacional em feminino, 15 milhões para o futsal e Akz 10 milhões para o campeão de futebol de praia.
O programa de acção apresentado a população votante, prevê igualmente contactos para patrocínios para o girabola, escolas de formação, melhoria do sector de arbitragem, estágio de atletas no estrangeiro, entre outras.
Entretanto, o presidente de Direcção da Associação Provincial de Futebol (APF), João Domingos e os representantes dos oito Clubes de Malanje com direitos à voto, sugeriram o cumprimento das promessas em caso de vitória eleitoral e apoio ao futebol comunitário, como modelo de desenvolvimento do desporto rei, no país.
A campanha de Norberto de castro decorre sob o lema “O futebol em boas mãos forte, organizado e competitivo” e prossegue hoje na província do Uíge, depois de Cuanza Norte e Malanje. NC/PBC