Namacunde – Um memorando de cooperação para a massificação do xadrez nas escolas do ensino primário foi assinado, esta quinta-feira, no município de Namacunde, entre o Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) e a Associação Provincial da modalidade no Cunene.
Numa primeira fase, o programa, que terá a duração de seis meses, prevê formar 32 crianças dos 8 aos 15 anos de idade, de duas escolas primárias em Namacunde.
A propósito, o chefe do FAS no Cunene, Eduardo Silunda, afirmou que o programa desporto nas comunidades visa massificar, desenvolver e divulgar a prática do xadrez, abrangendo um total de 240 crianças, nos seis municípios do Cunene.
Explicou que para a concretização do programa, contam com o apoio institucional das respectivas administrações municipais e da Associação Provincial de Xadrez, que vai velar por questões técnicas e metodológicas.
Eduardo Silunda assegurou a disponibilidade dos materiais desportivos, bem como os subsídios para os formadores, para a inclusão social das crianças e adolescentes, nas respectivas comunidades.
O vice-presidente da Associação do Xadrez no Cunene, Nelson Barbosa, afirmou que vão colocar ao programa formadores capazes de transmitirem aos alunos, o ABC desta modalidade, nas escolas seleccionadas.
“Vamos trabalhar para tornar a prática do xadrez um instrumento de inclusão social das crianças e adolescentes, em prol do crescimento deste desporto, que tem tido resultados satisfatórios nas provas nacionais e internacionais”, disse.
Por sua vez, a administradora de Namacunde, Cristiana Nameomuno, enalteceu a iniciativa do FAS, sendo uma ferramenta pedagógica que favorece o desenvolvimento e habilidades dos alunos.
Adiantou que estão disponíveis para prestar o apoio necessário a massificação da modalidade, para abranger o maior número de crianças de outras instituições de ensino.
Para o ano lectivo 2024/2025, o município de Namacunde conta com 27 mil e 620 alunos do ensino primário ao II ciclo, enquadrados em 37 escolas e acompanhados por 897 professores.
A Associação Provincial de Xadrez do Cunene controla mais de 70 xadrezistas associados à escola Rene Castilho. PEM/LHE/VAB