Luanda - A conquista de medalha de bronze pela selecção angolana no Campeonato Africano de Esgrima, em Luanda, e a passagem do futebol feminino para a última fase de apuramento ao CAN´2026, em Marrocos, marca o noticiário desportivo da semana, na Agência Angola Press (ANGOP).
Na 24ª edição do Campeonato Africano de Esgrima de cadetes e juniores, que se disputa no Pavilhão da Cidadela, na capital do país, Angola ocupou a terceira posição em florete. O regulamento da Confederação Internacional da Esgrima, prevê que, o terceiro lugar é atribuído aos dois concorrentes semifinalistas, sem que tenham de disputar.
O combinado nacional, representado pelo esgrimista António Pedro, do Ginásio Clube Português, conseguiu a medalha de bronze ao ser derrotado na meia-final pelo egípcio Abdel Rahman Tolba, por 7-15.
Durante o percurso, no segundo dia de competição, o atleta disputou seis desafios, onde obteve três vitórias e igual número de derrotas. O atleta triunfou sobre Dani-Adam Fellah (Argélia), por 5-1, Sy Abdourahmane (Senegal), por 5-1, e El Moamly (Egipto), por expressivos 15-4. As derrotas aconteceram contra o trio egípcio Omar Youssef, por 2-5, El Moamly, 1-5, e Abdelrahman Tolba, por 7-15.
Este torneio internacional, que conta com a participação de pelo menos 190 atletas, enquadra-se nas festividades dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar no dia 11 de Novembro, próximo. Participam a Namíbia, Argélia, Togo, República da Guiné, Egipto, Senegal, Líbia, Quénia, África do Sul, Tunísia e a anfitriã Angola.
Sobre o futebol, Angola venceu, na quarta-feira, o Zimbabwe, por 5-4, aos pênaltis, e qualificou-se para a segunda e última fase das eliminatórias de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN) em feminino, a disputar-se em 2026, no Reino de Marrocos.
Depois da vitória de 2-1, em Luanda, na primeira “mão” sobre as zimbabweanas, e de ter perdido pelo mesmo resultado, no confronto de resposta, foi necessária à marcação de grandes penalidades para a definição de quem seguiria em frente.
Com este resultado, obtido no estádio Lucas Masterpieces Moripe em Pretória (África do Sul), casa emprestada do Zimbabwe, Angola defronta o Malawi, na fase seguinte, em Outubro.
A nível da competição interna, o Petro de Luanda consentiu hoje (domingo), na capital do país, empate caseiro, diante do Bravos do Maquis, por 1-1, em jogo da 19ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2024/25), disputado no Estádio 11 de Novembro, mantendo-se na liderança, com 47 pontos.
Ainda hoje, o segundo colocado do campeonato, o Wiliete de Benguela, com 44 pontos, recebeu e venceu o São Salvador do Kongo, por 2-1, no Estádio de Ombaka, enquanto que o 1º de Agosto (3º/37) visitou e empatou com o Desportivo da Lunda Sul, no Estádio das Mangueiras.
No andebol, a Selecção Nacional sénior feminina, também designada por Pérolas, está na Hungria, onde cumprirá a segunda fase de preparação para o Campeonato do Mundo, a decorrer de 26 de Novembro a 14 de Dezembro próximo, na Alemanha e Países Baixos.
Depois do 1° ciclo de preparação de 12 dias no país, no pavilhão do Kilamba, em Luanda, o combinado nacional iniciou a viagem na noite de sábado com escala em França, devendo chegar este domingo ao destino. Antes do embarque, o seleccionador nacional, Carlos Viver, mostrou-se satisfeito com o empenho do conjunto, esperando que na fase derradeira desta preparação, a entrega seja ainda maior.
Do maior clássico do basquetebol do país, o 1.º de Agosto venceu, na sexta-feira, na capital do país, o Petro de Luanda, por 81-77, em jogo da 3ª jornada, Grupo A, do Campeonato Nacional sénior masculino, disputado no pavilhão multiuso do Kilamba.
Ao intervalo, a equipa "militar" vencia já por 42-38, numa partida marcada inteiramente pelo equilíbrio, em que a determinação dos comandados do treinador Lazare Adingonou, permitiu superar o conjunto do técnico Sérgio Valdeolmillos.
Com este resultado, o 1.º de Agosto lidera a série A, desta fase final, com seis pontos, seguido pelo Petro, com cinco e o Interclube, com os mesmos pontos.
Para o sector feminino, a equipa sénior do 1º de Agosto está a uma vitória do título provincial de Luanda. As militares venceram quinta-feira, na segunda jornada da final “four”, no pavilhão do Kilamba, o Interclube, por 73-58.
Nos sete dias, realce ao presidente do Petro de Luanda, Tomás Faria, garantindo que o clube tem um projecto moderno e autossustentável para o complexo da Cidadela Desportiva, localizado no município do Rangel.
O líder “tricolor" reagia ao anúncio feito pelo ministro dos Recursos Naturais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, terça-feira, em conferência de imprensa, no quadro dos 49 anos da Sonangol, acrescentando que a instituição pediu ao Governo a concessão do imóvel como parte dos seus projectos sociais.
Tomás Faria admitiu a hipótese de construção de um “shoping”, transformando a Cidadela Desportiva em um complexo multifuncional, que vá além do futebol e ofereça serviços para a comunidade.
A deliberação de transferir a administração do imóvel para a Sonangol faz parte de um projecto de recuperação de infra-estruturas, conduzido nos últimos anos pelo Ministério da Juventude e Desportos.
De igual modo, divulgações de actividades enquadradas nos 49 anos de fundação do Interclube, assinalados no dia 28 de Fevereiro, com inicio da construção de um pavilhão para o basquetebol e andebol, em Luanda, entre outras acções. VAB