Huambo – O Petro de Luanda e o Ferroviário de Angola disputam, quinta-feira, na cidade do Huambo, a final do Campeonato Nacional de basquetebol masculino em sub-16, a primeira entre ambas equipas na história da competição, que vai na sua 35ª edição.
Para chegarem à final, os "petrolíferos" eliminaram nas meias-finais, o Desportivo 4 de Junho do Huambo, ao aplicarem, à semelhança da 5ª e última jornada da fase regular, chapa 100 (122-20). Os "ferroviários" superaram o Petro do Huambo, por 75-66.
O jogo decisivo do título da presente edição da competição, que será marcado por um ''derby'' luandese, é aguardado com grandes expectativas, por opor o terceiro e o quarto classificado da prova passada e que cada uma delas almeja conquistar o troféu.
Não obstante ao ligeiro favoritismo do Petro de Luanda, que venceu o seu próximo adversário na quarta jornada da fase regular e a julgar pelo seu percurso invencível, ante a um Ferroviário que averbou duas derrotas, ainda é imprevisível o prognóstico sobre o potencial vencedor da contenda.
Porquanto, num jogo do "tudo ou nada" é certo que os "ferroviários" poderão entrar no desafio com o máximo da sua força para aproveitarem a única oportunidade de conquistar o seu primeiro troféu, contra um adversário que já fez história neste capítulo.
Quanto ao 33º Campeonato Nacional em feminino, o 1º de Agosto e a formação dos Escorpiões de Viana vão reeditar, também, na quinta-feira, a final passada, ao cruzarem mais uma vez para a decisão do título da presente edição.
As "militares' eliminaram a turma do Desportivo do Kilamba, por expressivos 126-27.
Com a esta terceira chapa 100 consecutiva, ao derrotarem também, na mesma proporção, o conjunto adversário de ocasião, por 105-26, na quinta e última jornada da fase regular, e a Estrelinha de Viana, por 105-26, na ronda anterior, as "agostinhas" apresentam-se como potenciais favoritas em revalidar o troféu.
Para o terceiro lugar, antes das duas finais, vão jogar o Desportivo 4 de Junho e o Petro do Huambo, em masculino, ao passo que, em feminino, o Ferroviário de Angola defronta o Desportivo do Kilamaba.
Para as classificativas do 5º e 6º colocado, o Núcleo de Basquetebol da Centralidade da Caála venceu, em masculino, o JGM, campeão provincial da categoria, por 62-50, enquanto a Estrelinha da Graça ocupou o 5º lugar e último lugar da outra classe.
O 35° Campeonato Nacional sub-16 em masculino e o 33° nacional em feminino, cujos jogos decorrem no pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van-Dumen, no interior da cidade do Huambo, se realizam pela primeira vez nesta região do Planalto Central.
O masculino registou a ausência do campeão em título da última edição, 1º de Agosto, e do segundo classificado, Vila Coltilde, por razões desconhecidas. VKY/ALH