Ondjiva - A Associação Provincial de Xadrez do Cunene desenvolve, este ano, um programa de expansão da modalidade nos municípios de Namacunde, Cahama e Cuanhama com vista à promoção e incentivo ao jogo ciência.
No total, são controlados na região mais de 200 atletas, dos quais cinquenta participam em Campeonatos Nacionais e Internacionais, com destaque para a Candidata a Mestre (CM), Renelsa António.
A informação foi prestada esta segunda-feira à ANGOP, pelo Presidente da Associação local de xadrez, Apolinário António, acrescentando ser objectivo abranger os seis municípios, contando com Curoca, Cuvelay e Ombadja.
O projecto, segundo o interlocutor, encontra entraves como a falta de instrutores, numa altura que existem apenas três profissionais qualificados reconhecidos pela federação.
Para minimizar a carência, a opção tem sido o recurso aos atletas juniores como formadores dos escalões inferiores nas instituições de ensino.
Apolinário António referiu que foi firmado acordos com algumas instituições escolares privadas para o ensino do xadrez.
O responsável destacou que o exercício mental propiciado pelo jogo tende a facilitar o aprendizado de áreas que exigem maior abstracção, raciocínio lógico e elaboração do pensamento.
Lamentou a falta de incentivos e apoios financeiros por parte do Governo e da classe empresarial local, visando acudir as despesas com transporte, alimentação e acomodação dos atletas que se deslocam para competir.