Luanda – As selecções Nacionais de andebol de cadetes e de juniores masculinos falham os africanos das respectivas categorias, a decorrerem em Setembro em Tunis (Tunísia), por questões financeiras.
Segundo uma nota da Federação Angolana de Andebol (FAAND), tornada pública este sábado, as ausências resultam, sobretudo, de dificuldades de ordem financeira.
A comunicação do órgão reitor explica que os principais custos das Selecções Nacionais são suportados pelo Governo Angolano que, como é consabido, vive momentos particularmente difíceis.
Tal situação, conforme a nota, obriga a todos enorme avaliação e compreensão em relação a eventuais constrangimentos orçamentais.
A FAAND reconhece o apoio financeiro que tem recebido por parte do Governo Angolano, na sequência do qual foi possível a presença nos Campeonatos do Mundo de juniores e de cadetes femininos, respectivamente na Macedónia e na China.
O documento cita ainda como fruto do apoio do Governo a participação da selecção sénior feminina nos Jogos Olímpicos de Paris'2024, por via do Comité Olímpico Angolano (COA).
O órgão que tutela a modalidade no país, informa que tem vindo a declinar convites para a participação em determinados torneios internacionais, tendo já oficializado as entidades organizadoras dos Campeonatos Africanos nomeadamente a Confederação Africana de Andebol (CAHB) e a federação tunisina.
Os campeonatos acontecem de 9 a 16 de Setembro em juniores e de 19 a 26 do mesmo mês o de cadetes.WR