Luanda - A Administração do Distrito Urbano da Maianga, em Luanda, efectou hoje, quarta-feira, uma campanha de limpeza, manutenção e irrigação dos jardins da circunscrição, no âmbito das festividades do cinco de Junho, dia Mundial do Ambiente.
No mesmo âmbito, foram realizadas actividades semelhantes nos distritos do Rangel, da Samba, do Ngola Kiluanje, do Neves Bendinha, Sambizanga e Ingombota, sob o lema "Acelerar a restauração da terra, resiliência à seca e o progresso da desertificação".
Em declarações à Angop, o administrador adjunto da Maianga, Waldemar Paiva, explicou que a actividade está a cargo da Administração Municipal de Luanda e consta do programa das celebrações do dia mundial do ambiente.
Segundo o responsável, a Maianga vai dar sequência a esse trabalho com a aplicação de tutor para as árvores plantadas e novas plantações, para além da rega de árvores, manutenção e pintura de canteiros e campanha de limpeza.
Quanto ao Parque da Maianga, localizado junto ao viaduto do Prenda, Waldemar Paiva explicou que o seu tratamento tem sido regular e que em breve se vai abrir um concurso público para gestão do próprio espaço e que a empresa vencedora passará a fazer a manutenção do jardim.
Acrescentou que o concurso vai decorrer ainda esse ano de modo a facilitar e preservar o trabalho que até ao momento já foi feito.
“Nesse espaço, felizmente nunca houve vandalismo nas árvores, pelo que se vai somente fazer a rega das plantas e árvores e remover-se o lixo", salientou.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, tendo sido instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, na "Resolução XXVII" de 15 de Dezembro de 1972, com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.
A data tem por finalidade criar uma postura crítica e activa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta, onde
os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade.
ECC/MDS