Ndalatando – A empresa agro-percuária Planeta Verde defende maior investimento no sector para a aquisição de máquinas e outros imputs agrícolas, para aumentar os níveis de produção no país.
Em declarações à Angop, o gestor da empresa, Salocombo José, considerou que o sector requer muito investimento e a aquisição de imputs no estrangeiro eleva o custo de produção.
Disse que a empresa, que aposta na produção de frutas, como banana, mamão e citrinos, no município de Cambambe, tem encontrado dificuldades na aquisição de imputs agrícolas.
O Planeta Verde, segundo o gestor, produz anualmente duas mil toneladas de citrinos e prevê aumentar a produção para três mil toneladas/ano até 2023, numa área de 100 hectares.
Investe também na produção de arroz na província de Malanje, onde tem um campo de cinco mil hectares, dos quais 200 estão cultivados.
Com investimento no sector agro-pecuário desde 1993, a empresa Planeta Verde tem como mercados as províncias de Luanda e do Cuanza Norte.
Actualmente, a empresa aposta também na área de paisagismo.
Emprega 46 cidadãos no município do Dondo e 45 na província de Malanje.
Quando as vantagens de investimento no sector agrícola disse ser rentável, quando se aplica boas técnicas e há domínio da área.