Cuito - Membros de quatro cooperativas juvenis e uma associação de mulheres viúvas na província do Bié receberam hoje, do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, mil e quinhentos pintos, no âmbito do programa de fomento da avicultura.
Do bando, as cooperativas jovens ABCJ, do município do Cunhinga, a Tchicwamanga (Andulo), Aviartur, Patuluke (Cuito) beneficiaram-se de 156 pintos cada, enquanto a associação de mulheres viúvas do município do Cuito recebeu 876.
O director em exercício do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas na província do Bié, Domingos Ngueve, disse que a entrega dos pintos decorre no âmbito das estratégias do executivo angolano que visa a melhoria da qualidade de vida das famílias vulneráveis, mormente camponesas.
No Bié, o programa decorre desde 2020, tendo permitido a entrega de seis mil 270 pintos, para mais de 400 famílias camponesas, nos municípios de Catabola, Cuito e Chinguar.
Segundo a fonte, o sector recebe as aves através do centro de reprodução de pintos, situado na Chianga (Huambo), que atende as província do Bié, Cuando Cumbago e Huambo.
Aconselhou os beneficiários a cuidarem das aves, para beneficiar outras famílias a nível das comunidades.
Entretanto, Olímpio Eduardo, responsável da cooperativa Tchicwamanga, agradeceu a entrega dos animais, sublinhando que, além da carne, vai-se aumentar a produção de ovos e consequente o bem-estar dos associados.
A cooperativa possui 50 hectares, destes dez já aproveitados com as culturas do milho, batata rena, feijão manteiga, batata-doce e frutas e hortícolas diversas.
Possui mais de 30 associados, que dedicam-se na criação de aves e da agricultura.
Sem avançar a quantidade de produtos colhidos nos anos transactos, disse que a cooperativa continua a carecer de pelo menos um tractor, de inputs agrícolas, sistema de irrigação para facilitar o aumento da produção.
Enquanto isso, Ângelo Chitengue, presidente da cooperativa dos jovens ABCJ, afirma que os pintos, para além de diversificar a raça das aves, vai permitiu o aumento da produção de ovos de 400 para mais de mil/ dia.
Com 45 hectares, a cooperativa dos jovens ABCJ, com 25 membros, além a criação de aves e animais de pequeno porte, aposta igualmente na agricultura, com destaque nas culturas do milho, feijão e o ananás.
Encorajou o Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas do Bié a continuar com o projecto, para beneficiar mais famílias.