Ondjiva - Dois mil e 578 pequenos produtores agro-pecuários, enquadrados em 130 escolas de campo das comunas da província do Cunene ganharam esta quarta-feira acesso a uma plataforma digital para aquisição de insumos e instrumento de trabalho.
Os beneficiários são agricultores familiares de Ondjiva, Mongua e Evale (municípios do Cuanhama e Nehone), numa acção enquadrada no Projecto de Transformação Agro-pecuária Familiar (MOSAP3) financiado pelo Banco Mundial (BM).
O projecto está a ser implementado pelo Ministério da Agricultura e Florestas, em parceria com a UNITEL Money e a empresa de tecnologias Mwango Brain.
Em declarações à ANGOP, a especialista de monitoria e avaliação do projecto MOSAP3, Masinca Oancea, disse que a medida a ser executada através do telefone móvel visa a integração da plataforma digital de pagamentos de acesso aos fundos agrícolas, visando o aumento da produtividade.
Disse que cada beneficiário recebe a quantia de 848 mil kwanzas, equivalentes a mil e 200 dólares americanos, para a compra de sementes, fertilizantes, equipamento de trabalho e irrigação, assim como da componente pecuária.
Referiu que o sistema garante que os beneficiários recebam os seus subsídios de forma segura, transparente e eficiente, pois que não os conseguirão utilizar para outros fins, devido às restrições de utilização.
Com este equipamento, esclareceu que os mesmos poderão fazer compra a qualquer um dos 14 fornecedores cadastrados na plataforma, que receberão a transacção mediante mensagens automáticas de pagamento.
Para além da transparência e eficiência na atribuição dos valores, ressaltou, o sistema vai igualmente garantir melhor gestão do projecto, pois haverá um acompanhamento efectivo da aquisição dos bens.
Masinca Oancea fez saber que o projecto, que já foi desenvolvido em Benguela, Huíla e Namibe, antes de chegar ao Cunene para posteriormente atingir o Cuando e o Cubango, prevê, numa primeira fase, abranger 16 mil pequenos produtores, de um total de 18 mil cadastrados.
O responsável técnico da empresa de tecnologias Mwango Brain, José Dala, disse ser um passo significativo rumo à modernização dos pagamentos para os agricultores familiares.
Esclareceu que a solução implementada permite que os beneficiários recebam e utilizem os seus subsídios directamente pelo telefone, sem os tradicionais pagamentos em dinheiro líquido ou necessidades de deslocação para o banco ou posto físicos.
Segundo o responsável o projecto trás uma componente digital da revolução financeira e da inclusão digital, e ao nível da gestão dos projectos facilitam saber o que estão adquirir permitindo que os agricultores utilizem os fundo exclusivamente para compra de insumos agrícolas essenciais.
Para efeito, disse que os produtores foram capacitados sobre os métodos de manejo do equipamento, mas qualquer dificuldades poderão contar com o auxílio dos extensionistas escalados nas escolas de campo.
Explicou que o sistema de pagamento serve igualmente de conta bancária, em que a posterior os produtores poderão receber valores, depositar e fazer transferência, pagar serviços a outros fornecedores.
Com uma superfície de 87 mil 342 quilómetros quadrados e um milhão 17 491 habitantes, a província do Cunene está dividida administrativamente por 14 municípios e 10 comunas, tendo a actividade agro-pecuária como fonte de subsistência das famílias.FI/LHE/IZ