Pretória - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, pediu hoje aos líderes mundiais que fortaleçam o actual sistema de comércio multilateral durante o 30º aniversário da criação da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Este ano, o aniversário da OMC está a ser comemorado em meio a uma incerteza generalizada após o recente anúncio dos Estados Unidos de impor altas tarifas a diversas nações, o que especialistas descreveram como unilateral e proteccionista.
Nesse sentido, disse o Presidente citado pela Prensa Latina, cabe a todos os países garantir o fortalecimento do sistema multilateral de comércio, ou correr o risco de impor "um regime comercial global baseado na dinâmica de poder".
Na ocasião, Ramaphosa observou que, embora a OMC tenha trabalhado para garantir condições equitativas no comércio global, garantindo que ele seja livre, previsível e regido por um sistema baseado em regras, mais pode ser feito.
Actualmente, lembrou, mais de 80% do comércio mundial é conduzido sob o sistema baseado em regras da OMC. No entanto, lamentou que os desequilíbrios persistam.
O Presidente reiterou o apoio da África do Sul à agenda de reformas da OMC, que visa impulsionar o desenvolvimento.
Os governos devem receber a margem de manobra necessária para responder melhor aos seus desafios internos, e as regras comerciais devem ser recalibradas para fornecer aos países em desenvolvimento espaço para a industrialização, concluiu Ramaphosa. JM