Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Construções ilegais no projecto “Mizangala” com dias contados

    Angop logo
     Sociedade           
  •  • Quinta, 10 Abril de 2025 | 16h09
Obra do Projecto habitacional, Mizangala no Zango
Obra do Projecto habitacional, Mizangala no Zango
Domingos Cardoso

Calumbo - O administrador municipal do Calumbo, Miguel de Almeida, advertiu, esta quinta-feira, que vai demolir todas as construções ilegais dentro do perímetro do projecto “Mizangala”, construídas por grupos de invasores devidamente identificados.

O responsável fez estas declarações à imprensa, após uma visita de constatação aos projectos Mizangala (termo em língua nacional Kimbundo que significa jovem), Empresa Pública de Água de Luanda (EPAL), Muxima Yeto e Nandó, localizados no Zango 5.

Ssgundo o administrador, nos quatro projectos mencionados, há grupos de invasores de terras e para pôr cobro a esta situação assegurou que nos próximos dias procederá a regularização de posse de terrenos aos legítimos proprietários e destruir as ilegais.

“Quem usurpar terreno alheio na base da instrução de um processo crime será responsabilizado, quem ocupar um espaço sem obediência a lei de terra será obrigado a se documentar em conformidade com a legislação” garantiu o responsável.

Quanto aos fiscais acusados de facilitar irregularidades, afirmou que estão engajados numa formação sobre técnicas de autuação adequada, para se evitarem outras situações proibidas, entre as quais, a ocupação ilegal de terrenos, erros de legalização, bem como construções que não obedeçam os padrões arquitetônicos.

No projecto “Mizanzala” já existem perto de 30 famílias a residir e cerca de 200 residências semi acabadas, sendo que parte deste terreno reservado a construção dirigida foi invadido por oportunistas.

Lembrar que o projecto Mizangala existe há três anos e foi uma iniciativa da administração municipal de Viana, com o objectivo de ceder espaços aos músicos, jornalistas, políticos, fazedores de artes e não só para a auto construção dirigida. NGS/DP/AJQ





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Presidente togolês está em Luanda

 Quarta, 16 Abril de 2025 | 12h24

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+