Luanda - Cinco profissionais são destacados diariamente no Centro Nacional de Medicina Desportiva para asseguramento médico do Torneio Internacional de ginástica, enquadrado nos festejos do 50° aniversário da Independência Nacional.
De acordo com o que a ANGOP apurou, terça-feira, no pavilhão Multiusos do Kilamba, palco da competição, deste número destacam-se quatro médicos, dois fisioterapeutas e um motorista de uma ambulância de suporte avançado.
Pela constatação feita, foi montada uma sala de assistências munida de maca de fisioterapia, além de variedades de fármacos, para debelar eventuais casos clínicos.
A nível do asseguramento policial, estão disponíveis 270 efectivos entre agentes visíveis, invisíveis e serviços de proteção civil e bombeiros, repartidos por grupos de 45 profissionais por dia.
Duas ambulâncias, duas viaturas de bombeiros, duas viaturas para a polícia, além de quatro motos fazem, igualmente, parte do aparato que visa garantir a disputa da prova dentro dos padrões internacionais de segurança.
O evento, que se disputa nas especialidades de rítmica e tumbling, conta com a participação de ginastas de Angola, do Zimbabwe, da Namíbia, de Portugal e do Brasil.
Terça-feira, Angola conquistou duas medalhas, sendo uma de ouro, por Luana Gomes, na especialidade de rítmica individual geral sénior, e outra de prata, por Brígida Gouveia, na mesma especialidade, mas em júnior.
A Independência Nacional foi proclamada a 11 de Novembro de 1975. JAD/MC