Seul - O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissico Embaló, pretende promover o Desenvolvimento Sustentável do seu país na base da parceria estratégica com o Governo e as Empresas Privadas da Coreia do Sul, noticiou hoje a Agência de Noticias da Guiné.
Umaro Sissoco Embaló falava na cerimónia de abertura da Cimeira Coreia-África, que iniciou terça-feira e termino hoje em Seul, sob o lema “O Futuro Construímos Juntos: Crescimento Económico, Sustentabilidade e Solidariedade”.
“É com grande honra que participo neste Fórum de negócios no âmbito da Cimeira Coreia-África. Na realidade, este evento representa, para mim, uma oportunidade ímpar no que concerne ao fortalecimento de relações económicas e comerciais entre a Coreia e países africanos, em especial com a Guiné-Bissau”, afirmou Embaló.
Sustentou que, a Guiné-Bissau é uma Nação rica em termos dos recursos naturais e culturais. De modo que, segundo Embaló, no momento estão empenhados em assegurar a estabilidade e a paz nacional de forma a promover Desenvolvimento Sustentável através da parceria estratégica com o Governo e Empresas Privadas da Coreia.
O PR afirmou que a Coreia e sua experiência em inovação tecnológica e desenvolvimento industrial vai ser um parceiro estratégico crucial para Guiné-Bissau uma vez que a Nação guineense tem bastantes recursos para oferecer.
Acrescentou que a cooperação com Correia pode ser extremamente benéfica nas áreas de agricultura, agro-indústria, pesca, energia, telecomunicações, infra-estruturas, educação, saúde, entre tantos.
Na cerimónia de abertura da Cimeira Coreia-África, o Presidente sul coreano, Yoon Suk Yeol, prometeu que o seu Governo iria duplicar a ajuda oficial ao desenvolvimento em África para 10 mil milhões de dólares até 2030, e disponibilizar 14 mil milhões de dólares de financiamento à exportação para ajudar as empresas coreanas a expandir o comércio e o investimento em todo o continente. DSC/JM