Cotonou - Um Fórum das Autoridades Locais Africanas sobre Cultura decorrerá de 23 a 24 deste mês em Rabat (Marrocos), sob iniciativa do Reino de Marrocos e da União Europeia, informa um comunicado da Comunidade das Cidades e Governos Locais de África (UCLGA).
O evento permitirá a prefeitos e líderes de cidades e autoridades locais em África inspirarem-se na experiência das cidades africanas ou de outras regiões do mundo que confiaram no património, na cultura e nos sectores criativos a fim de impulsionarem o seu desenvolvimento económico e social e a atractividade dos seus territórios.
O comunicado acrescenta que o evento vai ajudar as autoridades locais a familiarizar-se com ferramentas e métodos para desenvolverem políticas culturais a nível das cidades e dos territórios.
O fórum também visa desenvolver parcerias inteligentes e mutuamente benéficas entre cidades e autoridades locais e profissionais do património, artes, cultura e sectores criativos.
Os participantes terão que aprender com a experiência da primeira edição da celebração das Capitais Africanas da Cultura.
Autarcas e dirigentes dos poderes locais do continente terão a oportunidade de apreciar um manifesto sobre a Renovação da Cultura Africana e Afro descendentes em discussão ao nível dos ministros da Cultura africanos.
Os participantes irão também examinar a proposta para a criação de um "Rótulo Cidades e Territórios de África" que respeite os direitos autorais para marcarem o seu compromisso com a promoção das artes, cultura e indústrias criativas.
Mais de uma centena de autarcas de África e de outras latitudes são esperados neste fórum, que se realiza no âmbito da celebração de "Rabat, Capital Africana da Cultura". JM