Adis Abeba - O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, chegou hoje à Somália com o objectivo de melhorar a cooperação bilateral em matéria de saúde, promover parcerias comerciais e aprofundar as relações diplomáticas.
Ahmed, que visita Mogadíscio pela primeira vez desde que assumiu o cargo, em Fevereiro de 2023, foi recebido no Aeroporto Internacional Adan Abdulle pelo Presidente somali, Hassan Sheikh Mohamud, informou a Fana Broadcasting Corporate.
Segundo a Fana Broadcasting Corporate, a presença do chefe de governo etíope sublinha o compromisso das duas nações com a estabilidade regional e a colaboração económica.
Em Janeiro último, Mohamud deslocou-se à Etiópia para uma visita oficial de trabalho, após ter assinado a Declaração de Ancara que pôs fim às tensões entre os dois países.
Após a assinatura da Declaração de Ancara, delegações de alto nível de ambos os países realizaram visitas oficiais a Adis Abeba e Mogadíscio para aprofundar as relações bilaterais, a cooperação em matéria de defesa e segurança, entre outros sectores. JM