Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Operadores da Huíla falham pagamento de autocarros ao Estado

    Angop logo
     Transporte           
  •  • Quarta, 29 Março de 2023 | 09h54
Huíla: Transportes públicos
Huíla: Transportes públicos
ANGOP

Lubango - Os operadores de transportes públicos da Huíla, a quem foram cedidos, a crédito, 64 autocarros de transporte urbano de passageiros em 2020, não estão a cumprir cabalmente com a amortização da dívida.

Esses operadores deviam pagar 460 mil kwanzas por mês, mas estão a assumir apenas entre 35 a 40 por cento desse valor, sob pretexto de ser uma mensalidade "muito alta" e incompatível com as receitas do mercado.

A denúncia foi feita hoje, quarta-feira, em entrevista à ANGOP, no Lubango, pela directora  do gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Gracinda Gonçalves, admitindo que o pagamento da parcela mensal foi definido com base no mercado de Luanda.

A taxa de amortização, conforme a fonte, é nacional, mas os operadores acham que se deveria olhar para as especificidades de cada província, mediante um estudo diferenciado, porque a realidade é distinta.

Nesta conformidade, de acordo com Gracinda Gonçalves, os operadores da Huíla acham que a questão deve ser revista, porque o mercado de Luanda não pode servir de base de estudo  para as outras províncias, dada a sua densidade populacional.

Afirmou que em relação às outras províncias, a Huíla tem o preço definido da passagem no valor de 100kz para o transporte  urbanos, conforme foi definido nos projectos.

“Essa situação cria também algum descontentamento aos nossos operadores, pois consideram reduzido, mas que podia ser compensado com ligações inter-provinciais, por serem são mais rentáveis, pois há menos desgaste dos meios devido as constantes paragens e vandalismo, mas o sistema actual não lhes permite”, enfatizou.

Gracinda Gonçalves, destacou que os  operadores já remeteram vários documentos a solicitar ao Governo local uma renegociação, no sentido de se rever a situação, concernente ao preço, cuja última solicitação deu entrada em 2022, mas a solução é de responsabilidade central.    

No Transporte urbano regular de  Regular de Passageiro,  são transportados em média diária 504 passageiros por cada um dos 64 autocarros. BP/MS





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Resenha Africana da Semana

 Sábado, 12 Abril de 2025 | 11h08

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+