Ndalatando - O vice-governador do Cuanza Norte, Michel Luzolo, instou, nesta segunda-feira, os estudantes do Instituto Superior Politécnico de Ndalatando (ISPNd) a aderirem aos cursos de ciências e tecnologias espaciais, por ser uma área em expansão e com oportunidades de investimentos.
Segundo o responsável que falava na abertura de um Workshop sobre o “Angosat-2 e seu impacto na Economia Nacional”, a aposta nesta área de formação contribui para a criação de startups, que promovem o auto-emprego e uma Angola “espacialmente” competitiva.
Michel Luzolo informou que estas novas tecnologias têm estado a contribuir para a promoção do sector empresarial, da agricultura e para a criação de planos directores urbanos.
“Reconhecemos a importância e o impacto das novas tecnologias do sector espacial tanto na vida académica, humana e social”, frisou.
Durante o encontro que juntou mais de 200 estudantes, no âmbito da Semana Mundial do Espaço, o técnico do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, Hugo Mateus, falou sobre a importância do Angosat-2, na criação de serviços melhorados de internet e das telecomunicações no país, assim como no monitoramento das alterações climáticas.
O informou que, através dos serviços do Angosat-2, o país já tem estado a utilizar a inteligência artificial para monitorização da actividade de exploração mineira, sobretudo, diamantes pela empresa Endiama.
O Angosat-2, continuou, está a viabilizar a implementação do projecto Conecta Angola, que visa fornecer serviços de internet e comunicação em áreas mais recônditas do país.
O Conecta Angola, segundo o técnico, já se encontra instalado em 15 das 18 províncias do país, sendo o Cuando Cubango a circunscrição do país mais beneficiada com quatro pontos de ligação.
O técnico indicou que a entrada em funcionamento do Angosat-2 está também a facilitar o trabalho de muitos operadores de telecomunicações no país que dependiam de outros satélites e pagavam em moeda estrangeira.
A Semana Mundial do Espaço é uma celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. Decorre oficialmente de 4 a 10 de Outubro. EFM/IMA/YD