Luanda - A Agência Angola Press (ANGOP - E.P) assinala, esta quarta-feira, 49 anos de existência, numa altura em que a empresa continua apostada na modernização dos seus serviços e na melhoria da qualidade técnica dos seus profissionais.
A ANGOP emitiu o seu primeiro despacho a 30 de Outubro de 1975, marcando o início de uma produção noticiosa ininterrupta até aos dias de hoje.
Ao longo dos 49 anos, a ANGOP registou um crescente desenvolvimento e modernização tecnológica, que lhe permitiram ganhar prestígio internacional.
No âmbito deste programa, a agência lançou, em 2022, o Portal Multimédia, que comporta conteúdos exclusivos de vídeo, áudio, fotografia e publicidade.
A propósito da efeméride, o Conselho de Administração (CA) da ANGOP ressalta que, esses 49 anos, foram momentos difíceis, mas também agradáveis, em que foi possível dar sequência ao cumprimento e realização dos planos de trabalho nos diferentes sectores e concretizar acções de vital importância para o funcionamento regular e harmonioso da agência.
O CA sublinha que, ao celebrar a data, a empresa chega, assim, ao fim de mais um ano de trabalho, nesta nobre missão de servir a sociedade, prestando um serviço público informativo.
Salienta que, como sempre, sobressaiu a capacidade de superação e resiliência, assente na vontade e no espírito de entrega, que sempre caracterizaram os seus trabalhadores, ante os desafios do momento.
Neste sentido, apela a todos que comunguem a mesma alegria e a firme vontade de continuarem animados no esforço em prol da contínua transformação e modernização da agência, de tal modo que possa orgulhar a sociedade, todos trabalhadores da sede, das delegações e subdelegações provinciais, e suas respectivas famílias.
Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública de notícias do país, que tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP).
No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico.
Em 1991 optou pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas e introduziu também inovações nos planos editoriais e técnico.SJ/MCN