Mbanza Kongo – Duzentos e 85 casos de violência doméstica foram registados, na província do Zaire, de Janeiro a Março deste ano, verificando-se um aumento de 69 ocorrências em comparação ao período homólogo de 2024.
Ao falar esta terça-feira à ANGOP, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Zaire, Luísa Sofia, explicou, sem especificar números, que parte considerável dos casos registados foi solucionada pela instituição que dirige na região, através do centro de aconselhamento familiar.
Apontou a fuga à paternidade, com 85 casos e o abuso sexual e a gravidez precoce em adolescentes, com oito e 41 registos como sendo as principais ocorrências notificadas pelo Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género na região.
Para inverter essa tendência, Luísa Sofia disse que o sector da família na província, em parceria com as outras instituições públicas que velam pelo bem-estar das famílias, tem levado a cabo acções de sensibilização e educação dos cidadãos de vários estratos sociais, consubstanciadas em palestras, seminários e fóruns.
Apontou a desestruturação familiar, a fraca condição social e económica de muitas famílias como alguns dos factores que concorrem para o aumento de casos de violência doméstica nesta parcela do território nacional, cujas vítimas são, na sua maioria, mulheres e crianças de tenra idade.
Na ocasião, a directora apelou ao diálogo constante entre os casais, para dirimir qualquer diferendo que eventualmente opõe as famílias no lar. DMN/JL