Menongue - Um cidadão chinês, de 48 anos de idade, residente em Menongue, capital da província do Cubango, foi detido, esta semana, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no Cuito Cuanavale (Cuando), acusado por crime de agressão ambiental.
O expatriado foi detido em flagrante, no passado dia 31 de Dezembro, a capturar, num matagal da circunscrição da sede do Cuito Cuanavale, formigas, vespas, aranhas, tartarugas, escorpiões e lagartos.
Os répteis seriam comercializados na China e Alemanha, para questões medicinais.
A informação foi tornada pública esta quinta-feira, em Menongue, em declarações à imprensa, pelo porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cuando e Cubango, Francisco Calei, no acto de apresentação do chinês, já ouvido pelo Ministério Público.
Segundo explicou, a detenção resulta de um trabalho de coordenação e cooperação entre o SIC, Polícia Nacional e Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), explicando que o implicado confessou a autoria do crime de agressão ambiental, sendo pela terceira vez que se deslocou para o Cuito Cuanavale, com o mesmo propósito.
Por outro lado, no âmbito da operação Quadra Festiva segura, o SIC realizou operações no Cuando e Cubango, que resultaram no desmantelamento de uma rede criminosa, composta por quatro cidadãos nacionais, com idades compreendidas dos 24 aos 27 anos, suspeitos de prática dos crimes de burla, associação criminosa e falsificação de documentos.
De acordo com o porta-voz, os suspeitos dirigiam-se aos estabelecimentos comerciais existentes em Menongue, adquiriam produtos e simulavam pagamentos através do serviço Expresso.
As perdas rondam os dois milhões e 250 mil kwanzas. ALK/PLB