Ndaltando - A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, considerou, sábado, em Ndalatando, que a província do Cuanza-Norte tem registos positivos de reservas naturais que conservam a biodiversidade, sobretudo para estudos e pesquisas de investigação científica.
Em declarações à imprensa, no final da visita de três dias ao Cuanza-Norte, a ministra disse que apesar da necessidade de alguma melhoria, o estado de conservação do Horto Botânico do Kilombo, em Ndalatando, considerado o pulmão da cidade, é positivo, por congregar uma grande biodiversidade, a par de representar um espaço adequado para a promoção do turismo e investigação.
Manifestou a disponibilidade de o seu pelouro cooperar com o governo local na melhoria do espaço, sobretudo, a limpeza e o desassoreamento do rio que atravessa o local.
Noutro sentido, disse que o Ministério do Ambiente vai promover estratégias de reaproveitamento dos resíduos produzidos na província, sobretudo, a matéria orgânica que pode ser usada para fertilização dos solos.
Em relação ao saneamento do meio, Ana Paula de Carvalho defendeu maior sensibilização das comunidades rurais para o reforço das medidas colectivas de preservação do meio ambiente.
Disse constatar, com preocupação, a prática de defecação ao ar livre por falta de cultura de construção de latrinas em algumas comunidades visitadas, a par da venda de produtos alimentares em condições de insalubridade.
Anunciou o reforço das acções de combate e prevenção da cólera, através de campanhas de sensibilização das comunidades mediante a distribuição de kits para a construção de latrinas, para acabar com a defecação ao ar livre.
No quadro da sua estada no Cuanza Norte, acompanhada de uma delegação do seu pelouro, a ministra visitou comunidades afectadas pela cólera e participou na mobilização de vendedores de alguns mercados informais sobre as medidas de prevenção da doença.
Na companhia do governador João Diogo Gaspar, a ministra manteve encontros com os líderes tradicionais e coordenadores das comissões de moradores para diálogo em torno da prevenção da cólera. LJ/IMA/YD