Menongue - A vice-governadora da província do Cubango para os sectores político, social e económico, Helena Chimena, desafiou, neste sábado, os gestores escolares para desenvolverem mais acções desportivas nas escolas e nas comunidades.
Com as referidas práticas, a responsável acredita que, para além de ocupar as crianças, adolescentes e jovens com acções socialmente úteis, também poderia despertar os mais variados talentos e abrir caminhos para a profissionalização e participações em altas competições.
Helena Chimena, que discursava no acto de homenagem aos campeões dos jogos escolares da Zona Sul, decorridos na província do Namibe, de 5 a 14 de Abril, lembrou que, fruto do empenho dos treinadores e estudantes, duas atletas em futebol feminino já estão inscritas e sob acompanhamento oficial de um clube na província de Benguela.
Defendeu que os jogos devem ser realizados em todas as localidades sem olhar para as dificuldades, mas seguir em frente, independentemente das circunstâncias, com espírito de bravura e competição.
“Todos os gestores escolares e membros da comunidade devem juntar energias, levar jogos nas comunidades, bairros e escolas e apoiar ao máximo para que as crianças continuem a sair vitoriosas”, sublinhou.
O acto culminou com um almoço de confraternização.
Participaram na prova 130 atletas nos Jogos Zonais Escolares da região Sul, 2024/2025, onde a província venceu nas modalidades de atletismo, ginástica e futebol feminino, carimbando a sua qualificação aos Jogos Nacionais Escolares, no mês de Agosto, em Luanda.
Na ocasião, o director provincial da educação, Inácio José Samba, reconheceu o esforço dos atletas e apelou mais trabalho e foco nos treinos para obtenção de bons resultados nos jogos nacionais que se avizinham.
Durante o evento, professores e atletas do Cubango que competiram em seis modalidades, nomeadamente, andebol, futebol, basquetebol, voleibol, atletismo e ginástica, receberam menções honrosas. MSM/ALK/PLB