Luanda - A evolução dos angolanos em salto de tumbling foi apontada pelo vice-campeão do mundo “Coimbra ‘2024”, Vasco Peso, como a nota positiva no Torneio Internacional da Independência em ginástica, terminado sexta-feira, no pavilhão Multiusos do Kilamba.
Falando à imprensa, na prova que saudou o 50º aniversário da Independência Nacional, conquistada a 11 de Novembro de 1975, disse que a selecção surpreendeu, mesmo treinando sem o equipamento apropriado para saltos de tumbling nos respectivos clubes.
Frisou que a performance dos atletas angolanos superou muito a que viu em 2018, quando visitou o país e participou de um festival internacional da especialidade.
“Se tiver mais investimentos, com um centro de alto rendimento, os resultados podem elevar-se a nível do mundo”, frisou.
Referiu que Angola tem muito talento para o tumbling, mostrando-se crente em maior desenvolvimento com mais aposta na formação e aquisição de equipamentos técnicos.
Vasco Peso, da Estrela Moitense de Portugal, é o quinto dos oitos ginastas que mais salta no planeta, devendo em Agosto disputar os Jogos Mundiais, na China.
O Torneio Internacional da Dipanda em ginástica foi disputado também na disciplina de rítmica. JAD/MC