Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Primeira reunião dos secretários do FP-CIRGL  será em Luanda   

    Angop logo
     Política           
  • Luanda • Sábado, 19 Abril de 2025 | 18h16
Pedro Sebastião, Coordenador-Adjunto da Comissão Organizadora da 15ª Assembleia Plenária do Fórum parlamentar da Conferencia internacional sobre a Região dos Grandes Lagos
Pedro Sebastião, Coordenador-Adjunto da Comissão Organizadora da 15ª Assembleia Plenária do Fórum parlamentar da Conferencia internacional sobre a Região dos Grandes Lagos
DR

                Luanda - Angola acolhe este  domingo, em Luanda, pela primeira vez, a reunião dos secretários gerais do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL).

A informação foi avançada hoje, sábado, em conferência de imprensa, pelo coordenador-geral adjunto do evento, o deputado Pedro Sebastião, ressaltando que durante o encontro vão ser tratados assuntos atinentes a vida interna da instituição.

O parlamentar avançou ainda que nesta senda, a 15ª Sessão Plenária Ordinária da FP-CIRGL, vai ser realizada no dia 24, sob o lema "Liderança Inclusiva na Região dos Grandes Lagos”, para analisar a situação política, de segurança e humanitária na região. 

Considerou importante a realização do evento, tendo em conta que a região enfrenta inúmeros desafios, relacionados com conflitos militares, instabilidade política, agitação social e desigualdade de género.

Adiantou que o FP-CIRGL, vai ser antecedido de várias reuniões de comissões de trabalho como a reunião do comité executivo, que servirá de antecâmara da conferência dos presidentes dos parlamentos.

Precisou que vão estar presentes no evento os países membros, com a excepção do Sudão, por estar sem parlamento, devido ao conflito existente naquele território.

Por outro lado,  o secretário-geral interino do FP-CIRL, Ronald Mwelwa Tembo, condenou os conflitos entre os grupos armados na região, por estarem a trazer sérias consequências as populações, desde mortes, feridos e traumas.

“Por essa razão, nós gostaríamos de apoiar o povo da República Democrática do Congo na busca de paz e estabilidade no seu país”, asseverou

Destacou que a nível da região, existe um progresso significativo com vista a melhorar as relações diplomáticas entre a RDC e o Rwanda, pelo que há compromisso político de ambas as partes para abordagem do conflito

Citou como exemplo os acordos conjuntos firmados  pelo roteiro do processo de paz de Luanda, assinado em 27 de Novembro de 2024.

No certame que começa  domingo e termina a 25 do mês em curso,  Angola vai assumir a presidência rotativa da organização, substituindo a Zâmbia.

O Estado angolano foi oficialmente convidado a membro da organização em Janeiro de 2013, tendo aderido ao Fórum em Novembro de 2014. LDN/VIC



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+