Luanda – A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, exortou este sábado, em Luanda, aos jovens angolanos a serem parte integrante das soluções dos problemas identificados em cada comunidade onde estão inseridos, apresentando contribuições concretas para superação das dificuldades diárias.
Ao discursar no acto de abertura da jornada “Abril Jovem/2023”, a titular da pasta da Juventude e Desportos considerou os jovens como factores de esperança e confiança para um futuro melhor do país, facto que obriga o Governo a continuar a apostar nesta franja.
Recordou que o Executivo angolano tem prestado uma especial atenção à juventude, colocando-lhe no centro das decisões e no topo da pirâmide de prioridades relacionadas com as políticas públicas.
Assegurou que o sector vai continuar a apostar em programas/projectos que estimulem a competência e a habilidade da juventude nas mais diversas áreas do saber, assim como reforçar a capacidade empreendedora dos jovens.
Para que estes programas sejam concretizados, Palmira Barbosa apela a união de forças de todas as franjas da sociedade, como famílias, igrejas, associações, instituições de educação e ensino, com vista a traçar as linhas de mestras de projecção dos jovens e alcançar o tão almejado desenvolvimento sustentável.
Quanto à jornada Abril Jovem/2023, a ministra considerou a data como um momento privilegiado para reflexão sobre o papel dos jovens e o aprofundamento do importante debate sobre as principais preocupações em torno da juventude.
Por sua vez, o director-geral do Instituto Angolano da Juventude (IAJ), Yuri Cardoso, corroborou, igualmente, com a ideia de o mês de Abril ser um período de reflexão, interacção e união de sinergias entre vários segmentos da sociedade.
Por isso, alertou aos jovens a aproveitarem este período para intensificar a reflexão em torno das acções praticadas no dia-a-dia, com um sentimento de esperança, solidariedade, voluntariado e humanismo.
Exortou também a participação de todos jovens nas actividades do Abril Jovem.
A abertura da jornada Abril Jovem/2023, que teve lugar hoje no pavilhão da Cidadela Desportiva, em Luanda, ficou marcada com a realização de maratonas desportivas, momentos culturas e jogos tradicionais.
Segundo o Yuri Cardoso, o acto central das festividades está agendado para a província do Namibe, a 14 de Abril, data que se celebra o Dia da Juventude Angolana, enquanto o encerramento da jornada será na província do Moxico.
Também faz parte destas festividades, acções de formação ligadas ao empreendedorismo, saúde sexual reprodutiva, campanhas de limpeza, palestras, entre outras actividades, a serem desenvolvidas nas províncias do Uíge, Bié, Moxico e Namibe.
O Dia da Juventude Angolana é celebrado em memória ao herói de guerra, José Mendes de Carvalho, mais conhecido por Hoji-Ya-Henda, que foi comandante das ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), morto em combate aos 27 anos de idade, a 14 de Abril de 1968, na província do Moxico, durante um assalto ao quartel de Karipande, do exército colonial português.
Dada a combatividade e integridade moral, ficou conhecido como o símbolo patriótico da juventude angolana e, em 2010, a Assembleia Nacional instituiu o dia da sua morte como Data de Celebração Nacional.