Cuito – A selecção feminina de futebol sub-17 da província do Bié impôs hoje, sexta-feira, a maior goleada, até então, na série A da I edição do torneio nacional da categoria, ao derrotar a sua similar da Lunda Sul, por expressivos 7-0.
O jogo, disputado no estádio dos Eucaliptos, na cidade do Cuito, contou para abertura da terceira jornada da série A da prova.
Andes desta goleada, a maior era de 4-0 imposta pela Selecção de Malanje, também contra a Lunda Sul, na conclusão da primeira jornada do torneio, aberto na passada terça-feira.
Adelina foi a “heroína” da goleada da partida ao rubricar o primeiro hak-trick da prova.
A adolescente, de 15 anos de idade, abriu o placar aos nove minutos e veio a marcar aos 32 e 52.
Outras protagonistas da goleada foram Edna e Guilhermina, com bis cada, com golos marcados aos 24 e 39, 50 e 75 minutos respectivamente.
Noutra partida, a Selecção do Cuanza Norte venceu a do Moxico, por 2-1, e assumiu a tabela classificativa da série A com sete pontos.
Gibele e Joice marcaram pela turma de Moxico, aos 1 e 3 minutos, enquanto Glória Catiane reduziu aos 47, na conversão da marcação de um penalti.
A selecção de Malanje descansou por imperativo de calendário.
Classificação geral
1. Selecção do Cuanza Norte-------7
2. Selecção do Bié---------------------6
3. Selecção de Malanje---------------4
4. Selecção do Moxico---------------0
5. Selecção da Lunda Sul-------------0
Este sábado disputa-se a quarta jornada com os seguintes jogos:
Selecção do Moxico x Selecção da Lunda Sul, Selecção de Malanje x Selecção do Bié. Folga Cuanza Norte.
O I troneio nacional de futebol sub-17 conta também com a série B, com palco na cidade do Lubango, província da Huíla, onde militam a selecção local, de Luanda, do Cubango e Uige.
A competição, com previsão de terminar no próximo dia 19, está a ser disputada no sistema todos contra todos a uma volta, sendo que as duas primeira classificadas de cada série apuram-se para as meias-finais que terão lugar na cidade do Cuito, que também acolherá a final.
O evento é uma iniciativa da Federação Angolana de Futebol (APF), no quadro das acções de massificação da modalidade a nível do género feminino e insere-se nos festejos dos 50 anos de Independência Nacional, a assinalarem-se no dia 11 de Novembro próximo. VKY/PLB