Matala - Os trabalhos de desassoreamento desenvolvidos pelos serviços técnicos da Administração Municipal da Matala, na Huíla, em linhas de passagem das águas do rio Okamatala e pluviais, melhorou a circulação entre os bairros Calumbiro e Cahululu, impactando a vida de quase cem mil pessoas.
As obras ajudam a prevenir a erosão da estrada nacional 280, pois evitam o transbordo das águas pluviais e do rio, tendo sido intervencionados perto de seis quilómetros de linhas de água.
Em declarações à ANGOP, o administrador municipal adjunto para área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários, Anaximandro Adriano, fez saber que estão a ser desenvolvidos trabalhos de reparação dos danos causados pela correnteza da água da chuva em algumas vias de comunicação e nos bairros.
Afirmou ser um trabalho contínuo e de manutenção que vai “salvar” a estrada e residências desses dois bairros mais habitados do município, separados pela via nacional 280.
Alertou que a deposição de lixo e as construções anárquicas são alguns elementos que fazem com que o rio, muitas vezes, se desvie e provoque inundações em áreas residenciais.
O município da Matala, com mais de 350 mil habitantes, dista a 180 quilómetros a Leste do Lubango, capital da Huíla. MS