Cuito – Projectos de impactos social, com realce aos ligados ao Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), terão priorizadades no exercício de 2021 no município do Cuito, província do Bié.
A informação foi avançada hoje pelo administrador municipal, Abel Guerra Paulo, na primeira sessão ordinária do conselho municipal de auscultação da comunidade, tendo avançado que para tal a circunscrição conta com uma doptação de cinco mil milhões, 27 milhões e 613 mil kwanzas do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico deste ano.
Integram entre as acções a manutenção dos equipamentos públicos, apoio às famílias vítimas de calamidades naturais e saneamento básico do meio.
A construção de novas infra-estruturas ligados aos sectores da educação, saúde, reparação de estradas e pontes constam igualmente dos projectos de impactos sociais apontados pelo administrador municipal, que poderão contribuir no processo de ensino e aprendizagem, assistência sanitárias das populações, bem como a circulação de pessoas e bens.
O gestor público solicitou ainda a comunidade local no sentido de assumir-se como verdadeiro parceiro do estado, na busca de soluções que possam engrandecer a resolução dos problemas que afectam as populações.
“Se conseguimos todos unir forças, vamos construir uma sociedade sá, em que as novas gerações irão desfrutar de uma qualidade de vida melhor”, disse.
O município do Cuito tem uma extensão territorial de 10 mil e 846 quilómetros quadrados, com uma população estimada em mais de 700 mil habitantes, distribuídos em cinco comunas, nomeadamente Cunje, Trumba, Chicala, Cambandua e comuna sede.