Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ASSEA promove estágios para aumentar participação das mulheres na indústria petrolífera

     Sociedade              
  • Luanda • Terça, 14 Novembro de 2023 | 12h18
Plataforma petrolífera (Foto Ilustração)
Plataforma petrolífera (Foto Ilustração)
Divulgação

Luanda - A Associação de Empresas Autóctones para Indústria Petrolífera de Angola (ASSEA), em parceria com a plataforma Muhatu Energy Angola (MEA), fará o lançamento, no dia 16 deste mês, em Luanda, do programa de estágios profissionais denominado “Ubuntu”.

Destinado às estudantes finalistas dos cursos técnico-profissionais, o programa de estágio “Ubuntu” tem como objectivo proporcionar aos  estudantes a oportunidade de emergir no ambiente de trabalho real, onde enfrentarão os desafios diários e aplicarão seus conhecimentos teóricos em situações práticas.

O programa Ubuntu tem um olhar para a diversidade de género no sector, por esta razão, o mesmo destina-se exclusivamente para estudantes do sexo feminino.

Actualmente, a inclusão de mulheres na indústria petrolífera representa apenas 22% da força de trabalho total, com uma ainda mais baixa representação de 8% nas áreas técnicas.

Segundo a vice-presidente da ASSEA, Berta Rodrigues, esses números sublinham a necessidade premente de criar oportunidades significativas para as mulheres na indústria de energia.

Na primeira fase do programa, o público-alvo será composto pelas estudantes do Instituto Nacional de Petróleos (INP) e do quarto ano ou finalistas do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).

As mesmas começarão por absorver noções sobre o funcionamento e regras de organização, aprendizado sobre os ISOs (Standartização Internacional da Organização), cultura e estratégia da organização. Durante os estágios também irão se inteirar sobre os procedimentos usados, introdução à higiene, segurança e ambiente, bem como as Key Performance Indicators (KPI).

Espera-se no final, que as mulheres beneficiárias deste programa tenham desenvolvido aptidões sociais e de comunicação, essenciais para colaborarem eficazmente com colegas de equipa e cumprirem as normas profissionais.

 “As estagiárias adquirirão conhecimentos práticos em técnicas reais de engenharia, bem como habilidades para trabalho de campo, seguindo todas as regras e regulamentos aplicáveis. Poderão igualmente identificar áreas específicas que requerem crescimento pessoal ou profissional e estarão mais bem preparadas para enfrentar esses desafios. Sentir-se-ão mais confiantes e preparadas para assumir uma posição profissional no sector de óleo e gás, caso surja uma oportunidade de contratação”, acrescenta Janice Faria, Directora Executiva da Enagol, uma das empresas que está a proporcionar estágio às estudantes.

O programa de estágio Ubuntu será remunerado e terá a duração de três meses. As candidatas serão seleccionadas com base no desempenho académico, paixão pela área técnica e desejo de fazer a diferença na indústria petrolífera.

Para a vice-presidente da ASSEA, ao oferecer oportunidades igualitárias de formação e desenvolvimento de carreira, estão comprometidos em ajudar a transformar a paisagem da indústria petrolífera em Angola e criar um ambiente mais inclusivo e diversificado.

Sobre a ASSEA

Em actividade desde 2019, a  Associação de Empresas Autóctones para Indústria Petrolífera de Angola (ASSEA) tem como meta tornar-se um dos princiapais catalisadores da implementação da lei do conteúdo local na indústria petrolífera em Angola, contribuindo para o crescimento do produto nacional bruto.

A ASSEA tem, igualmente, promovido a valorização e participação activa das empresas angolanas na captação de forma prioritária das oportunidades de negócio do sector petrolífero em Angola. ART

   
 
     

 





Fotos em destaque

Plantadas na Huíla mais de 45 mil árvores em 2024

Plantadas na Huíla mais de 45 mil árvores em 2024

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h37

Navio Cruzeiro atraca em Luanda com mais de 200 turistas

Navio Cruzeiro atraca em Luanda com mais de 200 turistas

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h33

Cunene legaliza 18 festas de réveillon

Cunene legaliza 18 festas de réveillon

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h27

Polícia recupera mais de 900 cabeças de gado furtadas no Cunene

Polícia recupera mais de 900 cabeças de gado furtadas no Cunene

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h22

Instituto Nacional de Luta contra as drogas sensibiliza automobilistas

Instituto Nacional de Luta contra as drogas sensibiliza automobilistas

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h16

Angola alcança ascensão histórica no ranking FIFA

Angola alcança ascensão histórica no ranking FIFA

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h10

Visita do PR a Omã resulta em quatro instrumentos jurídicos

Visita do PR a Omã resulta em quatro instrumentos jurídicos

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h03

Agricultores querem mais incentivos à sua actividade

Agricultores querem mais incentivos à sua actividade

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 12h55


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+