Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mais de 76 mil jovens beneficiam de formação sobre empreendedorismo em Angola

    Angop logo
     Sociedade           
  • Luanda • Quarta, 09 Abril de 2025 | 09h19
Secretária de Estado para a Juventude, Danila Patrícia de Almeida Bragança
Secretária de Estado para a Juventude, Danila Patrícia de Almeida Bragança
Domingos Cardoso -ANGOP

Luanda - Setenta e seis mil e 534 jovens beneficiaram-se, em todo o país, de formação e sensibilização sobre auto-emprego e empreendedorismo, no âmbito do Programa de Orientação Económica da Juventude Angolana (PROEJA).

A informação foi avançada terça-feira, em Luanda, pela secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, durante a sessão temática sobre o “Plano de Desenvolvimento da Juventude”, promovida pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

De acordo com a responsável, o Instituto Angolano da Juventude (IAJ) tem implementado o PROEJA com vista a aumentar os níveis de literacia financeira, fiscal e digital, com foco no apoio às iniciativas de negócios dos jovens.

Na ocasião, a secretária de Estado referiu que, de modo a melhorar a abordagem do fenómeno do desemprego, uma das principais questões que aflige a juventude angolana, foi criada a  Agenda Nacional do Emprego, como meio para melhorar a coordenação das várias iniciativas públicas e privadas.

Neste sentido, realçou a institucionalização do Fundo Nacional do Emprego (FUNEA),  com um orçamento inicial de 21 mil milhões de kwanzas, para apoiar as mais diferentes iniciativas juvenis.

Danila Bragança mencionou, por outro lado, a implementação do Programa de Orientação Social da Juventude Angolana (POSJA), com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos jovens, mediante a orientação social especializada, prevenindo males sociais como a delinquência juvenil, a gravidez precoce, o alcoolismo e drogas, bem como incentivar hábitos de vida saudáveis.

“Até ao momento foram envolvidos um total de 121 mil e 672 jovens, realizadas 435 acções e apoiadas 352 iniciativas ligadas ao voluntariado e associativismo juvenil”, salientou.

Ainda no domínio de acesso aos serviços sociais básicos e de prevenção do comportamento de risco, destacou o Programa Jovens Informados, Responsáveis e Organizados (JIRO), que tem assegurado a formação, testagem, aconselhamento e palestras sobre educação sexual e prevenção contra o HIV/Sida e outras doenças sexualmente transmissivas, abrangendo, só em 2024, mais de 50 mil jovens.

Fez saber que, de modo a fornecer informações inovadoras e tecnológicas sobre temas de interesse dos jovens, como a saúde e bem-estar, a Covid-19, sexualidade, relacionamentos na adolescência, entre outros, foram lançados os aplicativos “OiCampus” e “SMS Jovem”, sendo o primeiro a contar, neste momento, com mais de seis mil utilizadores.

Informou que o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População e outros parceiros, está a executar, em Angola, o Programa de Salvaguarda dos Jovens (SYP), com o objectivo de capacitar os adolescentes e jovens, com idades compreendidas entre os 10 e 24 anos, para se protegerem das infecções sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, entre outros.

Apontou que este programa, que está a ser implementado em cinco províncias do país, já atingiu mais de 40 mil e 500 adolescentes e jovens e prevê abranger, em 2026, 60 mil cidadãos.

No que toca à participação na vida pública, promover a cidadania, o patriotismo e a cultura de paz no seio da juventude, o IAJ tem implementado o “Programa Mais Cidadania, Mais Angola”.

Trata-se de um projecto que permitiu alcançar cerca de 418 mil e 336 jovens dos 15 aos 35 anos de idade.

Neste domínio, ressaltou também o projecto” Meu Padrinho, Meu Mentor”, que visa engajar jovens fazedores de opiniões públicas nos grandes objectivos do desenvolvimento sustentável, com foco nas comunidades mais vulneráveis.

Entretanto, reconheceu que ainda persistem vários desafios, sublinhando que, com o planeamento estratégico e investimento contínuo, os jovens angolanos continuarão a ser a força motriz para um futuro mais próspero e sustentável, na firme convicção de que Angola vai vencer.SJ/CPM/MCN



Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+