Luanda - A República de Angola pretende a integração das cidades do Lubango (Huíla) e do Huambo na Rede de Cidades Criativas da Organização da Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), informou a ministra angolana da Educação, Luísa Grilo.
A Rede de Cidades Criativas é um projecto que a UNESCO lançou, em 2004, para promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um factor importante no seu desenvolvimento urbano, nos aspectos económicos, sociais, culturais e ambientais.
A ministra falou da pretensão de Angola, na quarta-feira, em Luanda, durante um encontro com a delegada permanente de Angola junto da Organização da Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Maria Cândida Teixeira, que serviu para abordar a cooperação entre o país e esta organização.
De acordo com uma nota de imprensa deste departamento ministerial, Luísa Grilo enfatizou a integração das duas cidades na rede como principal prioridade da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO (CNU-Angola).
A referida rede agrega mais de 180 cidades de 72 países membros da UNESCO e tem como objectivo, entre outros, favorecer a cooperação internacional entre as cidades.
Luísa Grilo apresentou também o projecto de criação da primeira Reserva da Bioesfera de Angola, que congregará territórios das províncias do Cuanza-Sul, Icolo e Bengo e de Luanda, com a finalidade de conservar a biodiversidade, promover o desenvolvimento sustentável e apoiar a investigação científica.
A reserva vai garantir a preservação rigorosa dos ecossistemas, incentivo às actividades sustentáveis como o ecoturismo e a formação de comunidades locais, além do acompanhamento ambiental.
A governante pediu o apoio diplomático da Delegada Permanente de Angola junto da UNESCO, nas acções que concorrem para a implementação destes projectos.
O encontro contou com a participação do Secretário Permanente da CNU-Angola, Alexandre Costa, e serviu também para apreciação dos projectos desenvolvidos pela comissão nacional.
Ainda na quarta-feira, Maria Cândida Teixeira foi recebida em audiência pela Vice-Presidente da República, Esperança Costa, e reuniu-se com titulares de departamentos ministeriais que compõem a Comissão Nacional da UNESCO.
A UNESCO é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) fundada a 16 de Novembro de 1945, com o propósito de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, ciências naturais, ciências sociais/humanas e comunicações/informação. A sua sede está localizada em Paris (França). CPM/OHA