Ondjiva - Quatro pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas, destas duas em estado crítico, em consequência de um acidente de viação, esta quinta-feira, no troço Ondjiva - Ombala Yo Mungo, província do Cunene.
O acidente caracterizado por colisão entre veículos automóveis ocorreu concretamente na localidade de Oifidi, envolvendo uma viatura ligeira ao serviço de táxi e um caminhão.
As viaturas colidiram no entroncamento da estrada que sai de Ondjiva para ombala, seguido de um capotamento.
Do sinistro, três pessoas morreram no local, o outro motorista acabou por falecer no Hospital Geral do Cunene “General Simione Mucune”, informou a chefe do Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional no Cunene, intendente Luísa Sacalumbo.
Apontou o mau estado do veículo pesado (falta de travões), estouro de um dos pneus, o excesso de velocidade e imprudência como as principais causas do acidente.
Por seu turno, o director Geral do Hospital “Simione Mucune”, Amilton Tavares, explicou que deram entrada 15 feridos, destes 10 são do sexo masculino e cinco do sexo feminino, dos quais um não resistiu.
Precisou que nesta altura contam com 14 pacientes, dois encontram-se em estado crítico, submetidos a intervenção cirúrgica.
Trata-se de uma paciente de 25 anos que apresentava ruptura do fígado, do baço e dos rins, choque hemorrágico, hematoma retroperitoneal e neste momento em estado crítico, cuja cirurgia correu bem e estão a fazer de tudo para melhorar os sinais vitais.
Esclareceu que a outra paciente submetida ao bloco operatório, de 43 anos, encontra-se estável com bons sinais vitais que durante os exames de imagem verificou-se líquidos livres na cavidade abdominal.
Referiu que os restantes doentes, com comprometimentos leves, estão a ser medicados permanecerão em observação por 24 horas e receberão apenas alta médica na sexta-feira .
Frisou que a grande preocupação é duas crianças, uma de quatro meses de idade e outra de quatro anos de idade, filhos de uma mãe operada em estado crítico, tendo sido contactado o Gabinete da Acção Social e Igualdade do Género, no sentido de localizar a família.
Durante o ano de 2024, a província do Cunene registou 364 acidentes de viação, menos 28, que resultaram em 63 óbitos, menos dois e 533 feridos mais seis. FI/LHE/SEC