Cuito - O Conselho Provincial da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) no Bié promoveu, na cidade do Cuito, um encontro com diversas mulheres da sociedade civil, para sensibilizá-las sobre a importância de se prevenir do cancro da mama.
Realizado em prol do Outubro Rosa, em solidariedade às vítimas do cancro da mama, o encontro teve como objectivo alertar as mulheres sobre a necessidade de se efectuar exames com regularidade.
A enfermeira e participante ao encontro, Itelvina Henda Cambango Cussema, enalteceu a iniciativa da OAA, tendo apelado às demais mulheres a ganharem a cultura de realizar consultas regulares.
Dados disponíveis indicam que mil 955 pessoas, na sua maioria mulheres, foram diagnosticadas, desde 2022, com diversos tipos de cancro a nível do país, pela Fundação Mulheres contra o Cancro da Mama.
Este número consta de mais de nove mil atendidas só pela fundação, que procuraram saber do seu estado de saúde, no quadro das medidas preventivas.
Destes casos, quatro foram diagnosticadas com cancro da mama, já em estado terminal, e foram a óbito, e uma com cancro do útero, que segue tratamento. JEC/PLB