Cuito - O secretário de Estado para as Autarquias Local, Fernando da Paixão Manuel, afirmou hoje, na cidade do Cuito (Bié), que a mediateca Abel Abraão passará a ter um acompanhamento mais profícuo, com a transferência de competências para sua gestão.
O responsável discursava na cerimónia formal de passagem de gestão da mediateca Abel Abraão, do Ministério das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social para o Governo da Província do Bié, fruto da desconcentração administrativa que o país vive.
Fernando da Paixão Manuel enalteceu os esforços do governo local e dos dirigentes da mediateca Abel Abraão, pela conservação do imóvel e os níveis de organização dos trabalhos.
Lembrou que a mediateca tem como principal objectivo incentivar, massificar o uso dos meios informáticos, contribuir na inclusão da formação do homem, tendo como meios de pesquisa o conhecimento e as novas tecnologias de informação.
“A mediateca representa um espaço onde professores, alunos e público em geral possam investigar a literacia, recursos educativos e informação de qualidade com auxilio das tecnologias de informação e comunicação (TIC)”.
Na ocasião, a vice governadora para o sector político, económico e social, Alcida de Jesus Camateli Sandumbo, disse que o governo local tudo fará para manter o imóvel e os meios conservados, de modo a servir as novas gerações.
A Mediateca do Bié foi baptizada com o nome de Abel Abraão, um jornalista já falecido da Rádio Nacional de Angola, e herói da guerra do Cuito.
Com 26 funcionários, a mediateca Abel Abraão foi inaugurada no dia 9 de Novembro de 2019. Tem capacidade de receber 600 utentes por dia e conta com um laboratório de informática para academias microsoft, Huawei, Cisco e programas de codificação.
Tem um anfiteatro, três salas de formação e espaços para promover empreendedorismo e startups, um Business Space, espaço infanto-juvenil com tecnologia moderna com realidade virtual e aumentada, além de um rico acervo bibliográfico. BAN/PLB