Ondjiva – Oito mil profissionais da saúde serão admitidos este ano, pelo Ministério da Saúde anunciou esta sexta-feira, no Cunene, o secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio.
Leonardo Inocêncio prestou esta informação no acto que marcou o encerramento das jornadas científicas, realizada na província do Cunene, em saudação o 26 de Janeiro, Dia Nacional do Médico.
O secretário de Estado disse que está em preparação um concurso público para admissão de mais de oito mil profissionais da saúde, para o reforço das unidades sanitárias a nível das 18 províncias do país.
Lembrou que para o Executivo angolano constitui um grande desafio na melhoria da assistência médica e medicamentosa, o combate às grandes endemias, qualidade de vida e formação dos profissionais do sector.
Nesta última legislatura, no capítulo que tange o sector da saúde, informou, foram construídas 172 unidades sanitárias, com aumento de oito mil 402 leitos, perfazendo 33 mil em todo país.
Fez saber, que neste mesmo período, foram enquadrados 33 mil novos profissionais nas carreiras do regime geral, médica, enfermagem e técnicos de diagnóstico terapêutico.
“Soubemos que a melhoria da cobertura dos serviços de saúde depende da disponibilidade de acesso e da capacidade dos profissionais de saúde em prestar os cuidados de saúde de qualidade”, afirmou.
Na ocasião, destacou a importância da realização do evento pelos temas abordados e por ter congregado os médicos vindos das 18 províncias.
Leonardo Inocêncio convidou a Ordem dos Médicos e os seus membros a associarem-se com entusiasmo na base das suas competências e apostarem numa saúde humanizada, de qualidade pautando sempre na deontologia profissional.
A província do Cunene acolheu de 24 a 26, as jornadas científicas, com a participação de 200 médicos das 18 províncias, sob lema "Médicos unidos, médicos confiantes, usar a vida para salvar vidas”.
O evento, abordou os seguintes temas, a "Liga internacional multidisciplinar de pesquisa científica para área da saúde em Angola", "Importância do sono no desempenho das actividades diárias", "Harmónio versos quimioterapia", entre outros.