Lubango - Dezoito dos 483 casos de diabetes diagnosticados de Janeiro à presentes data, na província da Huíla, resultaram em óbitos, informou hoje, segunda-feira, no Lubango, o porta-voz do gabinete província da saúde, Júlio Madaleno.
Diabetes Mellitus é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e ou da incapacidade e ou falta de insulina para exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
A doença está diferenciada por cinco tipos, nomeadamente, a Diabetes Mellitus Tipo 1, Diabetes Mellitus Tipo 2, Diabetes Mellitus Gestacional, Diabetes tipo LADA e Diabetes tipo MODY.
Em declarações à ANGOP, por ocasião do Dia Mundial da Diabetes, que hoje se assinala, Júlio Madaleno, sem avançar dados comparativos relativos a igual período em 2021, considera preocupante a situação que tende a aumentar, porque para além de ser hereditária, também pode ser adquirida, logo pode ser prevenível.
Para Júlio Madaleno é necessário que as pessoas estejam atentas a alguns sintomas, como sede e fome constante e a vontade de urinar de forma excessiva, a demora para a cicatrização da ferida e outros, que através de exames médicos, podem ditar o verdadeiro estado de saúde dos pacientes, evitando a procura das unidades sanitárias tardiamente, já com dores.
De acordo com Júlio Madaleno, uma das formas de prevenir a doença é a adopção de hábitos alimentares saudáveis, pois as pessoas são o que comem e o que comeram, devem evitar entre outros, alimentos os fritos, consumir muito açúcar, porque a partir dos 45, 50 anos, o organismo não capacidade suficiente de sintetizar os alimentos.
A prática do exercício físico, conforme a fonte, também é uma outra forma de eliminar cerca de 50% doenças que são preveníveis e é necessário começar-se a olhar para a diabetes como um assunto sério para se evitar a mesma.
Porque ela pode ser diagnosticada precocemente, bem administrada e as complicações da diabetes mal controlada podem ser prevenidas com melhor acesso a tratamento e cuidados adequados.
A cada 14 de Novembro, a Organização Pan-Americana da Saúde se junta à comunidade global de saúde pública para comemorar o Dia Mundial do Diabetes. Esta é uma oportunidade de aumentar a conscientização sobre como melhorar sua prevenção, diagnóstico e gestão.