Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Bispo do Uíge destaca construção de infra-estruturas sociais nos 23 anos de paz

    Angop logo
     Política           
  •  • Quinta, 03 Abril de 2025 | 14h57
Bispo da Diocese do Uíge, Dom Joaquim Nhanganga Tyombe (arquivo)
Bispo da Diocese do Uíge, Dom Joaquim Nhanganga Tyombe (arquivo)
Domingos Nicolau

Uíge - O bispo da Diocese do Uíge, dom Joaquim Tyombe, destacou, nesta quinta-feira, a construção de infra-estruturas sociais e a livre circulação como ganhos da paz em Angola.

Em declarações à ANGOP, a propósito dos 23 anos de paz, que se comemora sexta-feira (4), salientou que neste período foram construídas e reabilitadas escolas, hospitais, centros de saúde, estradas, sistemas de abastecimento de água e energia eléctrica que tem melhorado a vida da população.

"Aqui e acolá no nosso país também se pode observar infra-estruturas que facilitam a vida das nossas populações ", acrescentou.

Apontou, igualmente, a possibilidade de circulação em todo o país, o evoluir da liberdade do discurso e o envolvimento de mais pessoas no debate nacional sem que haja represálias, entre outros ganhos da paz.

Apesar de terem sido construídas e reabilitadas várias infra-estruturas sociais e económicas, o bispo referiu que ainda há um longo caminho a percorrer.

"Já atingimos uma altura para mostrarmos a maturidade na manutenção da paz e de uma reconciliação mais profunda ", disse dom Joaquim Tyombe.

Referiu que, ao nível da província, existem ainda sérios problemas relacionados com estradas, insuficiência de salas de aula, atendimento nas unidades sanitárias, entre outras necessidades.

Por outro lado, lembrou que os angolanos devem enterrar o passado para alavancar o futuro, com mais compromisso, patriotismo, ética e moral.

O religioso defendeu a necessidade de se apostar mais na formação de qualidade e uma política educativa bem gerida, capaz de formar homens competentes que contribuam para o desenvolvimento do país.

Por isso, disse ser fundamental que se aposte na formação da população vulnerável, para que essas possam contribuir para a preservação da paz.NM/JAR





Fotos em destaque


Notícias de Interesse

Presidente sírio aguardado sexta-feira em Ancara

 Quinta, 10 Abril de 2025 | 15h05

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+