Dundo – Cento e sessenta e nove pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidos domingo, nos municípios de Xá-Muteba e Chitato, província da Lunda-Norte, durante uma micro-operação de combate ao garimpo do mineral estratégico, realizada pelo Serviço de Investigação Criminal.
A informação foi prestada esta segunda-feira, pelo porta-voz do SIC, Graciano Lumanhe, sublinhando que os diamantes estavam em posse de dois cidadãos, sendo um angolano e outro da Costa do Marfim, de 41 e 48 anos.
Disse que a micro-operação incidiu nos bairros Candombe (Xá-Muteba) e no centro urbano do Município do Chitato, onde foram igualmente apreendidos alguns equipamentos de pesagem de diamantes e valores monetários por determinar.
Esclareceu que os implicados realizavam ilegalmente a compra e venda do mineral estratégico, acrescentando que os diamantes serão entregues à ENDIAMA E.P., como fiel depositário, ao passo que os cidadãos serão encaminhados ao Ministério Público, visando os trâmites processuais legais que se seguem.
Por outro lado, fez saber que na mesma operação, foi detido um cidadão estrangeiro da Gâmbia, de 49 anos, no município de Cambulo, por fabrico, tráfico, posse e alteração de armas e munições.
Acrescentou que o cidadão que tinha igualmente em posse balanças de pesagem de diamantes, uma lupa, duas máquinas calculadoras, um crivo, entre outros meios, está igualmente a ser acusado de prática de garimpo do mineral estratégico.
Realçou que o mesmo já foi apresentado ao Magistrado do Ministério Público, para a formalização da acusação e posteriormente ser julgado. HD